quarta-feira, 6 de março de 2013

Perspetiva do uso das tic em contexto educativo



Atualmente vivemos uma constante mudança cultural, na qual a tecnologia está presente em todos os aspetos da vida humana, alterando as relações entre as pessoas e o seu próprio quotidiano.
Julgo que as novas tecnologias, nomeadamente as de informação e comunicação estão a vingar cada vez mais e a denotar uma extrema importância na vida das pessoas, quer a nível pessoal, profissional, como ainda em campo pedagógico uma vez que me exerce um fator de potencialização da aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento.

As TIC são um recurso muitíssimo estimulador para os alunos, desde já alguns anos foram introduzidas no currículo escolar e têm-se tornado aliadas em todo o processo educativo, não só no sentido de dinamizar a aprendizagem, como também no sentido de ir ao encontro das necessidades e capacidades dos próprios alunos através da utilização de práticas que alarguem a sua comunicação, bem como a sua mobilidade e interação com o ambiente.


Contudo, parece-me verdadeiramente necessário que os professores obtenham alguma formação para a utilização das TIC no currículo como ferramenta para a interação social e aprendizagem, isto porque, os recursos chegam até a escola e muitos não sabem utilizá-los. 


Lembro-me que no período em que frequentava o secundário tinha professores que diziam “Isto é super inovador, mas até me habituar preciso da vossa ajuda”, acabando portanto, por um ou outro aluno com maior experiência “socorrer” nestas alturas, aliás ainda hoje, já na universidade isso acontece.


O professor precisa estar apto para conhecer diferentes linguagens dos meios de comunicação social (média) e estar atento às novidades de modo a “subsidiar a formulação de políticas de currículo, favorecer a renovação da prática e de promover o avanço da teoria” (Moreira, 1998, p. 30-31).


É importante que o professor explore essas estruturas em prol da formação dos alunos e de si mesmo, possua capacidade de dominar as TIC em relação aos problemas educacionais e desenvolver metodologias pedagógicas tendo em conta o uso das tecnologias nas práticas educativas.





Fonte de interesse:

Moreira (1998). Antonio Flávio Currículo, utopia e pós-modernidade. Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus.

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