quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resumo à cerca das ‘Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online’


A obra acima referida apresenta as tecnologias online utilizadas na aprendizagem à distância e ainda expõe os princípios da multimédia no ensino online como caraterísticas específicas baseadas nos meios de comunicação individual, através de ferramentas.
Neste tópico em particular, são apresentados os princípios que comprometem o impato multimédia na aprendizagem, a distinção entre média e modos de utilização. 
O impato multimédia (online ou presencial), está dependente de sete princípios segundo
Mayer (2001) citado por Fahy (2008):

Principio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras acompanhadas de ilustrações (gráficos ou imagens);

Principio de Contiguidade Espacial: os alunos aprendem quando as palavras e imagens correspondentes são apresentados lado a lado no ecrã;

Principio de Contiguidade Temporal: os alunos aprendem quando as palavras e imagens são apresentados em simultâneo;

Principio da Coerência: aprendem quando são excluídas palavras, imagens e sons estranhos.

Principio da Modalidade: aprendem a partir da animação e narração sonora, em vez de animação e texto no ecrã;

Principio da Redundância: aprendem a partir da animação e narração do que através de uma combinação de animação, geração e texto no ecrã;

Principio das Diferenças Individuais: os efeitos de desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimentos e/ou elevada capacidade espacial do que para alunos com muitos conhecimentos e/ou baixa capacidade espacial. 

As tecnologias, segundo Fahy (2008), são como canais através dos quais os símbolos (estímulos) diferem nas respostas que evocam. 
O ensino online e a aprendizagem, apesar das suas diferenças, partilham da capacidade de trazer aos alunos em tempo útil o contato com os seus educadores/tutores/formadores, o conteúdo e os seus pares reduzindo, desta forma, a distância transacional (Moore, 1989).


Características de ferramentas Específicas 

  •  As ferramentas online incluem:


- Impressão e Texto: O texto é a forma de apresentação mais familiar. A impressão era, inicialmente, o meio dominante na educação à distância. Os pontos fortes desta ferramenta passam pelo baixo custo, flexibilidade, facilidade de reprodução, estabilidade, conveniência, familiaridade e economia. Relativamente, aos pontos fracos, o facto de a impressão não ser interativa e ainda a falta de uma produção de uma participação adequada de baixo funcionamento dos leitores.

- Vídeo e Gráficos: Segundo alguns estudos realizados, tem-se vindo a verificar que os gráficos aumentam a motivação dos utilizadores.
Os gráficos devem possuir características visuais que destaquem particularidades relevantes à aprendizagem; a adição de detalhes e realismo pode não aumentar a aprendizagem adiciona apenas tempo à mesma; O autor refere ainda que demasiada cor pode confundir alguns utilizadores e por sua vez reduzir a percepção da apresentação, assim sendo os utilizadores devem ser capazes de controlar a cor em displays, por forma a dominar-se a ‘cegueira a cores’. 

- Videoconferência: Constitui um importante recurso na aprendizagem, dado que permite a aproximação dos utilizadores geograficamente dispersos e diminui a necessidade de deslocação dos alunos. A videoconferência permite estabelecer relações sociais, partilha de recursos e a cooperação entre os utilizadores. Mas para que se possa usufruir destes benefícios, a planificação da aprendizagem através da videoconferência deve respeitar os seguintes pontos: preparação prévia, diversificação dos recursos integrados na apresentação e optimização da duração da apresentação, do tamanho dos grupos de trabalho e do suporte técnico.

- Dispositivos Móveis e Internet:  Devido às características dos PDAs, smartphones e outros dispositivos manuais, relativamente à autonomia, recepção wireless, armazenamento de memória, na recepção e suporte de formatos vídeo, podem vir a ser considerados como um recurso potencial no ensino online a médio prazo. Segundo alguns autores, os smartphones podem ultrapassar a popularidade dos PDAs. A melhoria da tecnologia, ultra banda larga e o controlo de vírus dos telemóveis pode torná-los como um veículo de grande dimensão na distribuição de educação e formação à distância. A aprendizagem online normalmente é associada à Internet, pois oferece desafios tanto a educandos como a educadores. As vantagens são a de permitir ligar os participantes com a informação e entre eles, e esta pode ser modificada pelos professores e adaptada às necessidades individuais dos estudantes no apoio da colaboração e interação. Há, ainda, a considerar a enorme lacuna que advém da sua falta de estrutura, o que contribuirá para que alguns utilizadores se dispersem, a falta de segurança da informação e a necessidade de literacia com o computador. A Internet oferece meios para atrair a atenção dos alunos e dá oportunidade de chamadas imediatas. O fornecimento de instruções organizadas, sequenciação e orientação são difíceis com a Internet. 

Em suma, podemos verificar que a Internet  nomeadamente na aprendizagem online continua em crescimento em relação aos média e tecnologias utilizadas, assim como à pedagogia adequada para a sua utilização. Contudo, apesar de todos estes recursos serem uma mais valia na aprendizagem online, parece-me realmente necessário refletirmos sobre os custos de acesso principalmente nos países em vias de desenvolvimento, parece-me necessário refletir, portanto se mesmo na educação se aproveita todos os desenvolvimentos tecnológicos no sentido de reduzir custos integrados e ainda se se procura manter o seu ritmo de inovação e crescimento com a preocupação de se tornar acessível à realidade social e económica atual.

Fahy, P. (2008) – “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”. Athabasca University Press. Tradução de Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira (2011).

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