Questão 1: Qual a visão de Alex sobre as influências da Web 2.0?
Segundo a descrição feita por Alex, a web 2.0 permite a qualquer utilizador ler e escrever na Web e é exactamente neste ponto que se distingue da Web 1.0, na qual os utilizadores apenas poderiam aceder/ler aos conteúdos exibidos na Internet sem permitir qualquer manipulação.
Na Web 2.0, o utilizador para além de ter o papel de consumidor, é também produtor e pode claramente avaliar através de comentários relacionados aos conteúdos.
Podemos traduzir esta definição no seguinte: Producer + Consumer = 'Produser' (este último conceito foi um conceito lançado por Axel Bruns – refere-se ao individuo que está envolvido à atividade de produsage).
Questão 2: Quais os aspetos específicos tratados neste vídeo a cerca da Web 2.0?
A web 2.0 possibilita diversas ligações pelo Mundo.
Através das redes sociais conseguimos estar conectados a uma série de pessoas, fazer novos amigos, reencontrar familiares que já não temos contacto há muitos anos e até mesmo encontrar um parceiro amoroso.
Como o vídeo relata e muito bem, estas situações acontecem duma forma muito simples. Basta criarmos uma conta numa rede social (desde Instagram, Facebook, Twitter, entre outros), preencher os variados campos do perfil, adicionamos como ‘amigo’ a pessoa X e a pessoa Y e automaticamente estabelecemos uma ligação com essas pessoas e com o próprio site, podendo a partir desse mesmo momento procurá-los na lista de amigos, ver o seu perfil, comentar, ver quem são os amigos desse amigo, da mesma forma que esses amigos também têm acesso ao meu perfil, ou seja, as pessoas deixam de ser estranhas umas em relação às outras e assim se criam uma série de ligações entre elas.
Ex. Vídeo: És amigo do Bob, que também é amigo da Sally e a Sally tem o namorado que poderá eventualmente ter um emprego para ti.

Pode-se dizer desta forma, que a Web 2.0 nos permite conhecer pessoas às quais nunca conheceríamos e saberíamos que existiam se não fosse através de uma rede social, por exemplo.
Sem comentários:
Enviar um comentário