terça-feira, 23 de abril de 2013

A Web 2.0


A Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media. Este conceito designa uma segunda geração de comunidades e serviços que pretende tornar a Web como plataforma, envolvendo wikis, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora este termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada pelos utilizadores e produtores, isto é, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

Pode-se dizer que os principais objetivos da Web 2.0 é converter o ambiente online o mais dinâmico possível e fazer com que os utilizadores se organizem e trabalhem em equipa para a organização do conteúdo e ainda tornar o seu conteúdo 'aberto'. Porém é de acrescentar, que facilmente se pode garantir e flexibilizar os seus direitos autorais, nomeadamente, através da utilização de licenças como ‘Creative Commons’, que possibilitam a reutilização (republicar, modificar ou colaborar) do conteúdo por parte do utilizador. 

A título de um bom exemplo temos: o ‘Wikipédia’, visto que é um site da nova geração, o ‘Windows Live’ que dispõe de diversos serviços on-line interligados, integra ferramentas de busca, e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança, entre outros.

Em suma, podemos concluir que com o surgimento da Web 2.0, os conteúdos nos websites sofreram uma extrema mudança, uma vez que dá a possibilidade ao utilizador de participar, criar e organizar as informações. Quando o conteúdo não é criado por mim por exemplo, posso da mesma maneira participar e enriquecer esse mesmo conteúdo, através de comentários e avaliações. 
Algumas das aplicações da Web 2.0 possibilitam a personalização do conteúdo publicado por cada utilizador, sob forma de página pessoal, permitindo ao mesmo a filtragem de informação que ele considera relevante.




Fontes: Wikipédia 
Fahy, P.J., (2008). As Caraterísticas dos Meios de Aprendizagem Interativas Online – Athabasca University Press. Tradução de Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira (2011).

Sem comentários:

Enviar um comentário